História Da Igreja Católica Análise Histórica Da Igreja Católica

· 4 min read
História Da Igreja Católica  Análise Histórica Da Igreja Católica

História do Catolicismo no Brasil é uma obra indispensável para todos aqueles que se interessam pelo tema em questão, tanto pela forma isenta, quanto pela profundidade científica da análise que desenvolve. O autor  vasculhou os arquivos vaticanos em busca de fontes, estendendo depois a mesma pesquisa ao Arquivo da Torre do Tombo de Lisboa e a análogas instituições brasileiras. Tendo feito novos estudos, alargando a periodização e, consequentemente, a variedade dos assuntos abordados, o autor oferece agora a presente obra, bem mais abrangente, e em dois volumes. O conteúdo geral do primeiro volume, que aqui se apresenta, resulta denso e detalhado, porém com uma linguagem precisa, que torna a leitura ágil e muito envolvente. A consecução do acordo com o Brasil representou o sucesso de um projeto que envolveu mais de um século de negociações estratégicas entre vários governos republicanos brasileiros e a Santa Sé, que manteve quase o mesmo conteúdo desejado para um tratado bilateral, desde o início do século XX. Apesar disso, a Santa Sé tinha o Estado Brasileiro como fundamentalmente laico, mesmo com as conquistas legais obtidas com a influência do episcopado e das lideranças católicas.


  • Em segundo, os mais empolgados com a experiência soviética, os comunistas do PCB, para os quais se achavam o exemplo inspirador, possível e concreto de implantação de uma sociedade sem classes.
  • Em Soissons, em 1120, por exemplo, demorando o bispo para punir alguns hereges, o povo os arrancou de sua guarda para queimá-los na fogueira.
  • Santuário Nacional do Bom Jesus promove falsificação da Santa Igreja Católica.


No ímpeto e para interromper o sacrifício, São Bonifácio atirou-se com um machado contra o carvalho e quando o derrubou, para seu espanto, viu um magnífico pinheiro surgir do toco do carvalho. São Bonifácio leu este acontecimento como um sinal da fé cristã e desde então os seus seguidores começaram a decorar aquela árvore com velas, para que o Santo pudesse pregar aos pagãos ainda à noite. Entre os vikings do extremo norte da Europa, onde o sol “desaparecia” durante semanas em pleno inverno, na semana anterior e posterior ao dia da noite mais longa, eram celebradas solenidades para desejar o retorno do sol e da vida. O abeto, tão difundido nessas latitudes, era considerado capaz de expressar poderes mágicos, pois, ao contrário das bétulas e da sorveira-brava e das poucas outras árvores decíduas capazes de resistir à rigidez boreal, não perdia as folhas nas geadas do inverno.

História Do Catolicismo No Brasil - Vol 1 - Vieira, Dilermando Ramos - 9788536904108



O foco era a defesa da doutrina, por meio da defesa das verdades da fé (apologética) e um apelo ao clero para que pregasse segundo as normas do magistério da Igreja. O ensino brasileiro foi reformado pelos republicanos, criou-se o ensino público obrigatório e para todos, mas baniu-se das escolas a educação religiosa. O cuidado com a saúde, o acolhimento e a educação dos órfãos, todos estes serviços eram feitos pela Santa Casa. Por anos ela foi a única instituição oficial de saúde nas terras brasileiras. Os capítulos dos jesuítas na história do catolicismo no Brasil foram páginas de grande heroísmo e progresso para a nascente nação brasileira. Através da Companhia de Jesus, os indígenas foram ensinados e catequizados na religião romana.

Os judeus botaram o pé no mundo em 587 a.C., quando o rei babilônio Nabucodonosor invadiu o antigo reino de  Judá . O monarca arrasou Jerusalém e mandou parte de seus habitantes para a Babilônia, na Mesopotâmia . Mas o que havia sido um degredo imposto à força contribuiu para o florescimento do judaísmo. “Foi durante o exílio que se impôs pela primeira vez a todos os judeus a prática regular de sua religião”, diz o historiador britânico Paul Johnson no livro História dos Judeus. Embora não existam dados oficiais que confirmem o número atual de sefarditas, diferentes organizações judaicas estimam que haja 3,5 milhões em todo o mundo. No Brasil, eles seriam em torno de 40 mil, dos cerca de 110 mil judeus que vivem no país.

O Pêndulo Da História: Tempo E Eternidade No Pensamento Católico (1800-


A obra está organizada em partes que falam sobre as fontes da história, o cristianismo no período antigo, a organização da Cristandade e seus desdobramentos no período medieval, a formação de ordens religiosas, a presença de Francisco de Assis, a Reforma Protestante, o Concílio de Trento, o Iluminismo, dentre outros.  Salmos 5 de maio de 2021  livro faz parte da coleção Iniciação à Teologia, que em sua nova reformulação conta com volumes que tratam das Escrituras, da Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática. Os volumes que estavam presentes na primeira edição serão reeditados; alguns com reformulações trazidas por seus autores. O objetivo é oferecer manuais às disciplinas teológicas, escritos por autores nacionais, buscando trazer o espírito primaveril para o ambiente de produção teológica, e, consequentemente, oferecer um material de qualidade, para que estudantes de teologia, bem como teólogos e teólogas, busquem aporte para seu trabalho cotidiano.

  • Em Toledo, em 1355, 12 mil judeus morreram vítimas de perseguição religiosa; o número atingiu 50 mil em Palma de Mallorca, em 1391.
  • Já o rabino Moshe ben Maimôn nasceu em Córdoba, Espanha, em 1135, e ganhava a vida como um médico, sendo famoso por sua codificação da lei judaica, intitulado Mishne Torá.
  • A peste negra (século XIV) foi a mais devastadora pandemia de que se teve notícia na história.
  • O Brasil e o México são os países com maior número de indivíduos que se declaram católicos.
  • Sendo forçado a fazer uma pausa, emergindo à força do frenesi do mundo consumista.