Livro: Historia Do Catolicismo, A Livraria Cultura Livraria Cultura

· 3 min read
Livro: Historia Do Catolicismo, A Livraria Cultura Livraria Cultura

1) Os medievais tinham profunda consciência do valor da alma e dos bens espirituais. Consequentemente, seja por qual periodização se opte , certamente não podemos entender as raízes e as profundas mudanças pelas quais passou o Cristianismo na América Latina e, especificamente no Brasil, se não considerarmos alguns fatores fundamentais, que por si mesmos já indicam um esboço de periodização. Como se pode notar, a periodização proposta por Hoornaert se adapta à História da Igreja Católica no Brasil e, ao menos no momento da sua proposição , não considerava o tema dos protestantes no Brasil. Atualmente, há uma polêmica envolvendo o movimento de canonização de Pio XII. Entre 1800 e 1960, bem como alguns resultados políticos advindos das ações que esse movimento engendrou.


Ao enfrentar a questão do “mito da laicidade” na história da Argentina, Fortunato Mallimaci tem isso claro. Portanto, por toda a obra, sua análise percorre as vias de mão dupla entre a Europa e a América Latina, sem esquecer o modo como as camadas populares reagem às estratégias implantadas pelas elites, sejam elas políticas ou religiosas. O fundamento teórico-metodológico para integrar tais aspectos é de inspiração bourdieusiana, apesar de o autor indicar diversas vezes as reflexões de Ernst Troeltsch como suporte relevante. Após cerca de 400 anos de reação e resistência contra os avanços do mundo moderno, a Igreja Católica iniciou um processo de maior abertura com o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1968.

História


Voltando à questão do pêndulo, esse momento é o de equilíbrio, de sua paralisação. A modernidade, então, gerou novamente o afastamento, o rompimento desse equilíbrio e o movimento do pêndulo para o extremo, representando a instabilidade e o retrocesso. O autor demonstra que a Igreja Católica, durante a Idade Média, consolidou-se para além da esfera religiosa, confundindo-se com o poder do Estado, com o monopólio do conhecimento e a expansão de seu patrimônio fundiário, ou seja, "a Igreja moldou o mundo feudal a sua imagem e semelhança" (p. 116). A Igreja Católica, instituição pautada pelo caminho da salvação, rejeita a teoria do progresso contido no pensamento racionalista, porque as facilidades da vida moderna levam à perdição humana e o conhecimento é fonte da revelação divina e não "construção da razão". Para os racionalistas, o progresso é o material, decorrência dos avanços técnico-científicos.





“Também foi reforçado o ritual da circuncisão,  site com mais detalhes  distinguia dos pagãos, e o costume do shabat ”, diz Johnson. Os escribas redigiram as tradições orais e compilaram os pergaminhos vindos do templo destruído. O calendário judaico se aprimorou com a astronomia babilônica e incluiu festas como o Pessach (Páscoa), que recorda a saída dos hebreus da escravidão no Egito.

Prática Do Amor A Jesus Cristo


O autor afirma que não podemos interpretar os fatos do passado apenas com os valores e critérios de hoje. E é levando em conta o contexto sociopolítico e econômico-cultural da época que este livro interpreta a história do catolicismo nos três séculos de dominação portuguesa na Terra de Santa Cruz. A profunda vinculação da igreja romana com o poder político, a partir de Constantino, e a progressiva participação da hierarquia eclesiástica na nobreza ao longo da Idade Média fizeram com que os adeptos da  fé católica tivessem dificuldades muito grandes para aderir à evolução da sociedade europeia. A Igreja Católica reagiu de forma conservadora não só às novas perspectivas culturais, como também às reformas propostas por Lutero. A expressão mais forte dessa reação antiburguesa e antiprotestante foi o Concílio de Trento,  realizado em meados do século XVI. Em oposição ao movimento protestante que defendia a adoção da língua vernácula no culto, os padres conciliares decidiram-se pela manutenção do latim.

  • Ocorre que algumas vezes os governantes entregavam os suspeitos de heresia à justiça comum sem averiguar direito sua culpabilidade.
  • Mas, se por um lado o século 19 trouxe emancipação, também instigou o nacionalismo.
  • Temendo pela própria sorte, milhares se converteram ao catolicismo, enquanto outro tanto buscou refúgio em Portugal.
  • Alguns autores confirmam essa fase pela presença da Igreja na sociedade e pelo início da sua colaboração com o governo.
  • Ademais, representa a diplomacia como fonte católica internacional, se posicionando como responsável pelos mandamentos das tradições romanas, com a responsabilidade de preservar a religião, a família, a propriedade e a hierarquia da igreja, alheia á elementos fundamentais na vida das pessoas constituindo a sociedade.
  • Por último, os horrores do antissemitismo nazista ofereceram oportunidade para que a Igreja Católica repensasse sua tradicional posição de distanciamento em relação ao judaísmo.