Repositório Institucional Da Unb: O Catolicismo Secularizado : Uma Análise Dos Católicos Nominais Não Praticantes

· 4 min read
Repositório Institucional Da Unb: O Catolicismo Secularizado :  Uma Análise Dos Católicos Nominais Não Praticantes

Para a Secretaria de Estado da Santa Sé, era preciso estruturar “táticas de combate” mais eficientes para conter o avanço de crenças concorrentes, como o protestantismo, e para substituir o ideal comunista pelo ideal do catolicismo social111. De certo modo em específico, caracteriza-se a Igreja Católica Apostólica Romana, como a mais antiga das instituições de confissão religiosa organizada. Daí ser responsável pela massa católica mundial se pauta numa conduta de matriz doutrinária e religiosa dos cristãos, com a certeza de ser mediadora para a salvação da humanidade, oferecendo meios, caminhos, verdade, felicidade e até a eternidade.


  • Com a queda do Império Romano, a igreja passou a ocupar-se da evangelização e conversão dos povos germânicos, o que deu origem a novos modelos de organização eclesiástica.
  • Para a “Católica de Quixadá” os valores institucionais representam a importância ou prioridade que se atribui às pessoas, coisas ou ideias, sendo escolhidos como crenças das pessoas que dela fazem parte, mantendo um caráter interno e subjetivo.
  • Assim, a execução da ação romanizadora agiria além da questão doutrinária, constituindo-se num imperativo para a existência da Igreja Católica como instituição de caráter transnacional.
  • Uma das primeiras e fundamentais quebras de hegemonia no interior da Igreja ocorreu no século XI, quando as disputas de poder entre o papa romano e o patriarca de Constantinopla deram origem à divisão entre o catolicismo romano e o catolicismo ortodoxo.


Graças aos monges, esta cultura se preservou, retomada na época doRenascimento Cultural. Nas igrejas e catedrais existiam muitas imagens, vitrais e pinturas nas paredes como recurso para ensinar passagens da Bíblia. Praticamente todas as cidades europeias na Idade Média possuíam uma igreja. • Ocorreram as Cruzadas nos séculos XI e XII com o objetivo principal de reconquistar Jerusalém dos muçulmanos. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. O protestantismo, diferente do catolicismo, não crê em salvação por meio dos sacramentos pregados.

Informação Adicional


Convidado a falar sobre “A importância do Catolicismo na Formação da Cultura Brasileira”, começo com um agradecimento. Com esse convite, a Associação Cultural Brasil-Portugal está me oferecendo uma excelente oportunidade para eu prestar uma homenagem – uma justa homenagem! – a todos aqueles que, especialmente nos primeiros tempos da descoberta desta Terra de Santa Cruz, aqui viveram sua fé e a propagaram e, não por poucas vezes, foram incompreendidos, desprezados, e até caluniados. O Êxodo serve assim como exemplo bíblico de uma salvação não individual e privada, mas comunitária e pública, em que não está em jogo a alma do indivíduo como tal, mas a redenção — no dúplice sentido religioso e social do conceito hebreu gue'ulah — de todo um povo. Desde que suas esposas concordem, os homens casados estão permitidos a assumirem o cargo de padres, na Igreja Católica Ortodoxa. Para a Igreja Católica Romana tal fato não seria possível, pois o celibato é uma das principais características a serem seguidas pelos sacerdotes.

  • Porque quanto ao código moral, os dez mandamentos são os mesmos para o católico, para o Alcorão e para a Toráh, e não há religião que pregue prejudicar o próximo, invejá-lo ou odiá-lo...
  • Para quem de fato quer saber o que é cristianismo, mais importante que decorar as palavras do Credo é viver o que ele ensina.
  • O taumaturgo atraía as pessoas por sua figura, pela ideia de santo que passava.
  • Ou seja, recolocando a humanidade na salvação com a construção do “Reino de Cristo58.


Com o nome artístico Violeta de Maio a artista que mudou a forma de se fazer música na América Latina viveu meio século e, apesar da vida breve, deixou marcas profundas na arte latino-americana. O taumaturgo atraía as pessoas por sua figura, pela ideia de santo que passava. "As pessoas, ao chegarem a Canudos, tinham de seguir uma ordem moral em relação ao casamento, ao dinheiro e à vida que levava.  saiba mais  elas estavam exatamente atrás dessa 'purificação'".

Símbolos Do Cristianismo



A Igreja Católica, como parte do  Cristianismo, acredita no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus. Para os católicos, Deus é o criador de todas as coisas e consegue intervir na História, sendo alguns dos seus atributos divinos mais importantes a onipotência, a onipresença e onisciência. Sua melodia é silábica se a cada sílaba do texto corresponde um som e é melismática quando a uma sílaba corresponde a vários sons. O objetivo do curso na modalidade remota é dar visibilidade e lugar de cuidado para os personagens quase invisíveis que são os familiares e os profissionais que cuidam dos pacientes. Pois cuidar de alguém, vulnerável e adoecido é uma tarefa complexa que exige muito de quem está no papel de cuidador.

  • Desamparados pelo clero e marginalizados socialmente pelo avanço do projeto capitalista em áreas rurais, diversos grupos populares se uniram em movimentos de contestação político-religiosa, como em Juazeiro do Norte, Canudos e na região do Contestado, entre o Paraná e Santa Catarina.
  • E isto porque o mundo é bom, foi criado por Deus (e Deus viu que era muito bom!)!
  • Já na Itália uma tradição fora rompida com a intransigência, passando a apoiar abertamente, a igreja, a participação dos católicos na política italiana, restabelecendo contatos e negociações com o governo italiano.
  • O apelativo “papa”, já usado precedentemente pelo bispo de Roma, assumiu significado pleno e exclusivo.
  • A afirmação política da Santa Sé conduziu os papas a diversos conflitos com reis e príncipes.
  • A centralidade da Pessoa de Cristo, ao mesmo tempo que implica um caráter de exclusividade à sua obra, permite ao cristianismo estabelecer diálogo com outras confissões religiosas.